Home RastreioBot - Encerramento
Post
Cancelar

RastreioBot - Encerramento

Após mais de 2 milhões de pacotes rastreados, chegou a hora de desligar o RastreioBot.


O bot foi criado da necessidade de receber os alertas de meus pacotes de maneira organizada e ágil, no celular e no computador de uma única vez, sem duplicar os avisos. Começou como um projeto de necessidade particular e virou um dos bots mais queridinhos do Telegram. Me rendeu viagem, amigos, experiências e muito, muito aprendizado.

Até 2018, A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT/Correios) não tinha um aplicativo de celular. Mesmo quando lançou seu app, era lento e não era agradável de usar. Já o bot era ágil, permitia descrever os pacotes e sempre notificava antes do app oficial.

Nunca foi disponibilizada (pela ECT) uma maneira de notificar as pessoas ou até mesmo os aplicativos que houve uma movimentação de um pacote. O funcionamento sempre foi baseado em enviar uma pergunta e ser respondido pelo servidor, um processo chamado de polling. No auge, o RastreioBot era capaz de verificar aproximadamente 25.000 pacotes em apenas três minutos. O ciclo de verificação era repetido inúmeras vezes por dia, notificando as pessoas com um atraso mínimo de poucos minutos.

Esta solução, sem dúvida alguma, estava longe de ser a ideal. Com certeza gerava uma carga enorme aos servidores da empresa. Eram inúmeros aplicativos, bots e outros serviços enviando milhares de solicitações por minuto. O custo para manter isso no ar, respondendo a todos, não tinha como ser baixo.

Imagino que, com o objetivo de reduzir custos, a empresa decidiu barrar tais acessos. Revogou as chaves usadas e dificultou a obtenção de novas. Atualmente, para acessar o serviço de rastreamento de pacotes, é necessário um CNPJ e um contrato Bronze com os Correios, além de um Cartão de Postagem (fornecido pela empresa). Por fim, limitou a três acessos por segundo. Ou seja, além da dificuldade técnica, há também a burocracia. Ficou complicado e lento demais.

O bot é um hobby. Nunca acertei uma maneira de monetizá-lo a ponto de virar um trabalho. Nunca faturou o suficiente para justificar a abertura de um CNPJ. Além disso, um CNPJ não garante a aprovação dos Correios para o fornecimento das credenciais necessárias para o funcionamento.

Pessoas vieram me oferecer acessos alternativos, não oficiais. Agradeço a intenção de todas elas em ajudar, mas educadamente recusei cada uma das propostas. Acho complicado entregar os dados de milhares de pessoas para um intermediário, principalmente quando as pessoas não concordaram com isso. Não sei também até quando um intermediário conseguiria funcionar ou até quando manteria meu acesso grátis. Acredito que seria empurrar o problema com a barriga.

Portanto, com tristeza, encerro o bot.

Ele seguirá respondendo as pessoas com o link para este texto e seguirá tendo o código publicado no GitHub. Sigo aberto à possibilidade de voltar o bot, desde que seja usando a solução oficial.

Agradeço aos amigos e aos desconhecidos por tudo. Foi muito divertido e proveitoso.

A quem doou seu tempo e seu conhecimento, a quem me ajudou com código, a quem ajudou com doações e também quem ajudou com conversas, com dicas e também fazendo críticas:

Muito obrigado.

Site: RastreioBot.xyz

Repositório: github.com/GabrielRF/RastreioBot

Perfil no Twitter: @RastreioBot

Estatísticas no Telegram: GabRF/RastreioBot

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.