Home Bot que cria legendas diretamente no Telegram
Post
Cancelar

Bot que cria legendas diretamente no Telegram

VideoCaptionsBot

O VideoCaptionsBot foi criado com a mesma tecnologia das transcrições automáticas de mensagens de voz, usando a biblioteca OpenAI-Whisper. Ele recebe arquivos de vídeo ou mensagens de voz circulares (vídeo de bolinha) e cria, automaticamente, a legenda e, se necessário, a tradução.

Apesar da criação de legendas no idioma original do vídeo ser executada localmente, no servidor do bot, com a finalidade de evitar o mau uso do serviço o texto é submetido à ferramenta de moderação da OpenAI. Caso seja identificado conteúdo não permitido, o bot removerá o arquivo da conversa e não enviará o vídeo legendado ao usuário.

Usando o ChatGPT, também da OpenAI, o bot é capaz de traduzir as legendas originais para o idioma do usuário. O VideoCaptionsBot considera o idioma ajustado no aplicativo Telegram como o idioma do usuário, portanto, sempre que uma legenda for gerada em idioma diferente do aplicativo, o bot fará o envio de dois vídeos, um com a legenda em idioma original e outro com a legenda no idioma do usuário.

Legenda em vídeo do Rodrigo Goes.
Legenda em vídeo do Rodrigo Goes - Canal no YouTube.

Funcionamento

O bot funciona em dois processos Python separados. O primeiro, videocaptionsbot.py tem a função de receber os comandos /start, /termos, /pix e de receber os vídeos. As mensagens contendo os vídeos são enviadas à fila, uma instância do RabbitMQ, e atendidas uma a uma no processo seguinte.

O arquivo consumeline.py verifica a existência de mensagens na fila e as processa. Inicialmente cria um arquivo .srt com as legendas e o submete à ferramenta de moderação. Caso haja aprovação, um novo vídeo contendo as legendas é gerado. Por fim, o bot verifica se o idioma do app do usuário é o mesmo da legenda criada e, caso não seja, solicita ao ChatGPT a tradução das legendas para que um segundo arquivo de vídeo seja gerado e enviado ao usuário.

Código Fonte

O VideoCaptionsBot possui código aberto, disponível no repositório do GitHub de endereço github.com/GabrielRF/VideoCaptionsBot.

Toda e qualquer colaboração é bem vinda! Críticas e sugestões podem ser feitas no próprio GitHub ou diretamente no Telegram. Grupo para conversarmos sobre o bot disponível aqui.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.