Home Automação residencial: Introdução ao Home Assistant
Post
Cancelar

Automação residencial: Introdução ao Home Assistant

Integrando tudo.

Home Assistant é um software de código aberto, grátis e que pode ser executado em um Raspberry Pi, em um computador ou em um conteiner Docker. Sua principal função é integrar tudo. Ele permite que diferentes dispositivos, de diferentes marcas, conversem e reajam juntos, conforme regras definidas pelo usuário.

Pode ser acessado via web ou por aplicativo. É uma solução bem completa de automação, identificando desde o status dos dispositivos até se a pessoa está andando ou dirigindo (rastreando o celular). Permite ser totalmente personalizado, ajustando-se cada item da interface de controle.

Dispositivos de hospedagem

Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito e baixíssimo consumo energético. Pode ficar ligado 24 horas por dia e não impactar praticamente nada na conta de luz. A partir da versão 3 já é capaz de rodar uma instância do Home Assistant sem maiores problemas.

Caso opte por usar um Raspberry Pi, recomendo que use um dedicado ao Home Assistant. Basta baixar a imagem do sistema operacional já pronta no site, salvar em um cartão SD e ligar. Tudo estará preparado para ser usado.

Computador

O Home Assistant pode funcionar em um computador, como se fosse um programa comum. A grande vantagem deste método é que computador, em geral, têm desempenho mais que suficiente para rodar uma instância de Home Assistant. A desvantagem é o volume do equipamento e, dependendo do caso, o consumo energético. No caso de computadores, geralmente não há problema em dar outros usos para máquina, não precisando mantê-la exclusivamente para o Home Assistant.

Conteiner Docker

A maneira mais avançada. A única desvantagem é que exige alguns conhecimentos técnicos mais específicos. Porém, permite melhor uso dos recursos computacionais, facilitando o uso compartilhado da máquina.

Instalação

Para garantir sempre uma instalação usando-se os recursos mais atualizados, recomendo sempre seguir o site oficial.

https://www.home-assistant.io/installation/

Selecione o tipo de instalação e siga os passos descritos no site.

Glossário

Termos importantes:

Hass: Abreviação de Home Assistant. É o software em si.

Home Assistant Supervisor: Parte responsável pelo controle do Hass. Sua instalação não é obrigatória, mas facilita muito para iniciantes.

Hass.io: Home Assistant somando ao Supervisor. É a solução pronta, que já contém os addons a um clique de distância.

Addons: Programas auxiliares ao Hass. Podem ser instalados também separadamente, sem usar a opção de addons. São exemplos: NodeRed e Mosquitto (MQTT).

HassOS: Sistema operacional. É baixada uma imagem já completa, com o Hass e o Hass.io prontos.

Home Assistant Core: Home Assistant que usa ambiente virtual Python.

MQTT: Protocolo de mensagens muito útil para troca de informações entre dispositivos. A comunicação acontece entre um cliente e um broker.

Broker MQTT: Pode ser entendido como um mural de avisos. É a parte responsável por receber as mensagens e deixá-las disponíveis para os demais dispositivos. Geralmente usa-se um software chamado Mosquitto.

Cliente MQTT: Dispositivo que lê e escreve no broker. São exemplos de clientes lâmpadas, fechaduras, sensores etc.

NodeRed: Software de desenvolvimento baseada em fluxos. Facilita a criação de automações e pode facilmente ser integrado ao Hass.

Imagens

Exemplos de uso do Home Assistant.

Controle de luzes

É possível controlar as luzes com clique na imagem, clique no botão ou até com automações.

Controle de luzes no Home Assistant.
Controle de luzes no Home Assistant.

Controle de televisão

A integração com SmartTVs é facilmente feita, não exigindo nenhum hardware adicional. Importante notar que uma vez desligado o aparelho, o comando de ligar irá funcionar somente se a televisão estiver ligada à rede usando-se um cabo. Pouquíssimas marcas aceitam o comando de ligar por wi-fi/sem fio.

Controle de televisão no Home Assistant
Controle de televisão Home Assistant.

Informações gerais e contagem de tempo de uso

Outro uso interessante do Home Assistant é a contagem do tempo de uso dos equipamentos, permitindo até estimar o custo na conta de energia elétrica. Usando-se ferramentas externas é possível estimar tempo no trânsito ou preço de moedas e ações.

Informações gerais no Home Assistant
Informações gerais Home Assistant.
Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.