Home Bot de envio de regras e controle de acesso a grupos
Post
Cancelar

Bot de envio de regras e controle de acesso a grupos

Este bot tem uma função muito simples e objetiva, permitir a entrada de pessoas em um grupo do Telegram somente após lerem e aceitarem as regras. Ele pode ser usado em grupos públicos ou privados e sua configuração deve ser feita pessoa pessoa que é dona do grupo. O bot não aceitará fazer a configuração por outra pessoa.

Como usar

  • Adicione o bot ao seu grupo;

  • Transforme seu grupo em supergrupo. Leia mais informações aqui;

  • Adicione o bot ao grupo e coloque-o como administrador;

  • No grupo, envie o comando /set_rules e defina as regras. A mensagem enviada para a pessoa será exatamente a mesma enviada neste etapa.

Grupos públicos

Nas opções do grupo, vá em tipo de grupo e ligue a opção Aprovar novos membros. Pronto. Isto é suficiente para que o bot entre em contato com as pessoas quando elas tentarem entrar no grupo e envie a mensagem com as regras.

Grupos privados

Em grupos privados, o bot somente irá funcionar para as pessoas que entrarem no grupo usando um link com a opção Pedir aprovação de admins ligada. Para gerar um link com esta opção, basta abrir os ajustes do grupo e clicar em Links de convite. Gere um link com a opção ligada e envie para as pessoas.

Regras do grupo

As regras do grupo podem ser acessadas enviando-se o comando /regras no grupo. A mensagem com o comando será automaticamente apagada e enviada como mensagem privada. Caso o bot não consiga enviar a mensagem para a pessoa, uma mensagem será enviada no grupo com um link que permitirá o envio em privado assim que clicado. Esta mensagem enviada no grupo será apagada automaticamente em alguns segundos, mantendo o grupo sempre organizado.

Captcha

Ao solicitar a entrada em um grupo, para confirmar que leu e entendeu as regras será necessário que a pessoa clique no botão correspondente ao emoji descrito na mensagem. A idéia é que funcione como um captcha, barrando contas automatizadas de entrarem no grupo. A mensagem com o captcha fica disponível por dois minutos. Caso não seja respondida ou seja respondida incorretamente, a mensagem é automaticamente removida.

GitHub

O bot é de código aberto e toda colaboração é bem vinda! Visite o repositório aqui.

Grupo vs Supergrupo

Inicialmente criamos grupos. Com a evolução do app, o Telegram criou o conceito de supergrupos. Para o usuário, isto faz pouca ou nenhuma diferença. Para o bot isto é importante pois altera o ID do grupo, que é a parte importante quando tratamos de bots. Para não haver confusões futuras, o bot somente funciona em supergrupos.

A transformação de grupo em supergrupo é feita de maneira automática pelo Telegram. A maneira mais fácil e imediata de forçar tal mudança é alterando as regras de visibilidade de histórico do grupo. Abra as opções do grupo e altere para deixar o histórico vísivel sempre. Ao fazer isto, automaticamente o grupo é transformado em supergrupo e isto não pode ser desfeito, independente do ajuste escolhido em sequência.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.